terça-feira, 19 de novembro de 2013

Um almoço feliz em Valência


Um local muito agradável para almoçar ao ar livre

Chegar a uma cidade desconhecida e encontrar um sítio para almoçar a sério não é uma tarefa fácil. Tenho alguns truques que me levam a falhar poucas vezes, mas desta vez até ia prevenido. Uma sugestão do Luís Milhano levava-me a antever uma tarde bem passada na chegada a Valência. Eis que os meus planos são atraiçoados com a vontade de conhecer o centro da cidade, a parte velha, a catedral, enfim, aquela coisa de turista que leva mais a sério o passeio do que a vertente gastronómica, algo que nunca entenderei.

Assim sendo, chegado ao dito centro, onde o passeio até foi agradável – é melhor dizer que sim, ou as consequências poderão ser imprevisíveis – a ideia era encontrar ali um local onde as nossas papilas gustativas não fossem traídas, que passear ainda aceitei, mas comer num franchise qualquer estava fora de questão. Passeando pelas ruelas da cidade velha e procurando um restaurante onde se percebessem a presença de famílias valencianas, eis que El Rall salta à vista. Uma esplanada despretensiosa, com poucos turistas e muitos espanhóis, visivelmente satisfeitos com os enormes tachos que tinham pela frente, falando alto e rindo sempre.

Fácil. Fiquei por ali. Convencida a companhia, eis que se nos oferece uma vasta lista, com a presença de vários produtos do mar, as inevitáveis paellas e muitos, muitos arrozes. A escolha foi simples, não sem antes deitarmos uma olhadela às mesas do lado e visível satisfação. Os mais felizes dividiam uma tachada de arroz caldoso e marisco e produtos do mar. Venha!

Antes, que o passeio tinha aberto o apetite, havia espaço para petiscar algo. Arriscámos croquetas caseiras, algumas tapas e um chouriço com batatas bravas. Começando por aqui, o enchido não deslumbrou mas também não comprometeu. Sabor forte e expressivo, mas sem deliciar. As batatas cumpriam a função, mas apenas isso. Nas tradicionais croquetas a primeira surpresa agradável. Pequenos pedaços de um saboroso presunto aliados a um recheio de exceção. Boa fritura. Cañas a escorregar. A tensão aumentava…

Com a chegada do tacho de arroz caldoso a perceção imediata de que estava perante algo especial. O cheiro e o aspeto dificilmente poderiam ser traídos pelo sabor. Não foram. Manjar tão requintado merecia um vinhito. Eis que chega o momento Monthy Piton da refeição, com um empregado que nos podia ter levado à loucura mas perante a excelência do que se nos oferecia só deu vontade de rir. Como diria o outro, no melhor pano cai a nódoa. Mas depois de muitas peripécias eis que chega o vinho, da casa e curiosamente também ele muito agradável. A terminar apenas cafés, que não havia espaço para mais, por muito que a crítica quisesse ser mais abrangente.
No final do jogo a vitória era incontestável...



El Rall é um restaurante recomendável. Sem grande sofisticação, mas ideal para comer um repasto a sério, num local muito aprazível e em boa companhia. O serviço não é mau. Manchado naquela tarde pelo responsável das bebidas, sim, mas não acredito que ainda pare por lá, tal o desajuste. Curiosamente, no triadvisor as críticas são bem diversas. Posso ter tido muita sorte, sim, mas confesso que lá voltarei sem hesitar.

El Rall
Calle Tundidores, 2
46001
Valencia, Espanha
Telefone - 0034 963922090
Cartões: sim.
Preço médio: 25 euros

Notas (1 a 5)
Qualidade da refeição: 4
Serviço: 3
Preço: 4



Sem comentários:

Enviar um comentário