quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Olha que bela cozinha em Barcelona

Sim, é verdade que fica em Barcelona, uma cidade onde é difícil não passear bem-disposto, mas quando se chega ao Cuines Santa Catarina percebe-se que se está perante algo especial. Porque brilha. Porque tem vida. Porque tem gente à espera. Porque não são só turistas. Porque na sua maioria são mesmo espanhóis, por muito que alguns não queiram. Por fim, porque o sítio é bonito, bem frequentado e arejado sem ser nenhuma das coisas em demasia.

Atacado por um bichinho qualquer que não me deixou fazer a refeição desejada, mas antes participar depenicando aqui e ali (sei que o Milhano não gosta do termo, mas foi realmente o que aconteceu e por isso não mereço castigo), tive uma tarde de luxo ali ao lado do mercado de Santa Catarina, onde se situa o local do crime.

Recebidos com um sorriso nos lábios, chegam primeiro umas imperiais e uma água… que a vida é assim. As loiras chegavam em copos dos que levam a cerveja a sério e escorregaram rapidamente. Na hora de pedir, perante tanta variedade a escolha tornou-se mais complicada. Ainda assim, após aturado debate, eis que se mandam vir uns mexilhões ao natural (11 euros), uns Huevos com Foie (13.60) e um arroz montanhês (17).
A espera não foi muita e as cañas e o belo pão colocado na mesa ajudaram o pouco tempo a passar. À chegada, os mexilhões apresentaram-se frescos, generosos, equilibrados. Apenas algum alho e ervas davam o toque de classe a bichinhos de primeira qualidade.

Os ovos com Foie-gras surpreenderam. O prato mais “gourmet-nouvelle cuisine” da refeição, tanto na apresentação como na quantidade, mas com sabor a cozinha real. Simples e bonito. Bom de provar. Para quem não gosta muito de arriscar uma excelente escolha.

O arroz montanhês mereceu mais estrelas. Com frango, salsicha e cogumelos (pollo, botifarra e setas) chegou no ponto. Saboroso, bem apresentado, feito na hora para quem o pede. Bom, ficou a sensação de que nos muitos que abundam na lista ainda haverá melhores tendo em conta os ingredientes.


Como a fome já não era muita evitaram-se as sobremesas. No entanto, ao passar por nós um prato lindo de Jamon Ibérico, eis que somos obrigados a pedir um igual (17 euros). Ah, dinheiro bem gasto. Para culminar a vergonha, a oferta de um copo de tinto para degustar com o presunto. A vida é tão simples quando passada em boa companhia e melhores mesas. B.R.

Cuines de Santa Caterina
Mercado de Santa Caterina, Barcelona
Avinguda de Francesc Cambó, 20
Telf: +34 93 2689918
e-mail: cuinessantacaterina@grupotragaluz.com
Cartões: aceita
Preço médio: 25 euros


Notas (1 a 5)
Qualidade da refeição: 4
Serviço: 4
Preço: 4


Sem comentários:

Enviar um comentário